Estamos perto do dia em que Europa terá um novo Rei do Futebol. O Bayern de Munique e o Inter de Milão, vão se enfrentar neste sábado para definir o novo Campeão, mesmo tendo minhas dúvidas se realmente esses dois são os melhores clubes do continente. Na final estão, e por algum motivo será.
Vemos muitas semelhanças entre Bayern e Inter, ambos ganharam o campeonato em suas respectivas ligas, ambos ganharam a copa.. o que significa que ambos buscam o "triplete" esta temporada. Mas a atracção principal não estará em campo e sim no banco. Louis Van Gaal e José Mourinho, ambos vencedores, não importa em que clube estejam.
Por outro lado, José Mourinho, com menos tempo de carreira, ganhou também títulos provenientes de todos os lugares que passou: Campeonato, Copa e Supercopa em Portugal, Inglaterra e Itália, Taça Uefa e Liga dos Campeões.
Além das coincidências, Mourinho e Van Gaal têm um passado em comum, ambos trabalharam juntos no Barcelona, entre 1998 e 2000, sendo que o técnico português era treinador-adjunto do técnico Holandês.
Se está reclamando muito que Mourinho é um treinador defensivo, não vejo tanto assim. É verdade que o português se deixou influenciar muito com a ideologia do futebol italiano, e creio que somente joga como se joga em Itália, "na retranca".
Hoje Van Gaal deu uma entrevista que basicamente disse tudo, e nem vale muito a pena não estar de acordo com ele, falou a voz da experiência e falou tudo bem claro:
- Mourinho fez um bom trabalho no Barça comigo, fazia boas analises dos rivais e me ajudava muito, mas a verdade é que eu nunca pensei que poderia se tornar em um treinador tão importante.
Ao ser questionado sobre o estilo de Mourinho, Van Gaal respondeu:
- Um treinador deve convencer aos seus jogadores de que podem ganhar e ele fez isso muito bem, minha filosofia é sempre atacar, jogar no campo adversário, e creio que Mourinho é mais defensivo, porém tem jogadores que podem decidir um partido, considero que minhas equipes jogam para o público e por isso decido que é necessário fazer um jogo atractivo.
Van Gaal também mostrou uma surpreendente sinceridade na entrevista colectiva, ao dizer:
- Eu não acho que estamos entre os melhores times da Europa. Inter, Chelsea, Barcelona e Manchester United são os melhores da Europa, não o Bayern.
Mesmo assim, Van Gaal reconhece a forte possibilidade de que o Bayern de Munique se consagre campeão.
Já Mourinho, em entrevistas, se defende e diz que não é um tecnico defensivo, chegou a dizer que contra o Barcelona poderia ter marcado mais 2 ou 3 golos (nessa ele exagerou). Mas enfim, é o estilo polêmico de Mourinho que até gosto, é o vilão do mundo do futebol, "the special one", além de ser motivo de orgulho para qualquer português, é adorado pelo povo lusitano, idolatrado.. amado.. etc.. etc..
Deixando um pouco de lado os treinadores (será difícil), vou dizer algo relacionado com os dois "onze iniciais", não as equipes completas, quero destacar somente algumas coisas.
No Bayern, Robben será a estrela principal do clube alemão, em óptima forma, o Holandês vai tentar perfurar a solida defesa italiana de qualquer jeito. Porém não se pode esquecer o Atacante Olic, o verdadeiro herói de Munique, apoiado pelo jovem crack Müller. O clube alemão vai querer sempre a bola, é uma equipe que busca espaços e nunca espera pelo adversário. Mesmo oInter tendo um plantel mais rico, os de Munique jogarão todas as suas cartas para pode vencer, e realmente, podem. Com Ribéry suspenso, o turco Altintop irá substitui-lo.
Já o Inter de Milão, é muito difícil que eu diga algo de positivo. Como já disse Van Gaal e outros mais, é uma equipe que joga na retranca, espera o adversário e tem jogadores que podem decidir partidos.
O Inter tem jogadores que só pelo nome metem muito respeito! Javier Zanetti, Lúcio, Walter Samuel.. jogadores experientes e com muito futebol ainda para oferecer.
Esperando por um erro, esta claro que a bola vai directamente para aos pés de Sneidjer para que este mesmo possa enviar para os rápidos Eto'o ou Diego Milito, que jogam normalmente no limite do fora-de-jogo/impedimento. Com Thiago Motta suspenso, tudo indica que Chivu irá substituí-lo.
Muitas coincidências, muitas semelhanças, dois ex-jogadores do Real Madrid (Sneijder - Robben) e dois ex-treinadores do Barcelona, será uma final sem duvida muito interessante, isto é, se o Inter não marca primeiro. Conseguem imaginar o clube Italiano marcar um gol e se fechar na defesa durante o resto do partido? Pois, eu sim...
Guilherme Cunha
Guilherme,
ResponderExcluirJá adicionei o blogue aos meus links. Abraço!
Sim sim, o Gigante Colorado é 100% feminino! :D
ResponderExcluirrsrsrsrsr
Sofri tanto no jogo do Inter, que depois não tinha nem cabeça pra ver o jogo do flamengo! hahahaha
Mas é isso aí, vamos pra cima do São Paulo agora!! rsrsrs
Beijooo ;* (Gabi)
jogão imperdível !
ResponderExcluiros nerazzurri vão levar, minha aposta.
Abraço!
Mais do que apostar neste ou naquele clube, creio que o ideal era que tivessemos um jogo tão franco quanto as declarações dos treinadores.
ResponderExcluirSinceramente, a única coisa que gostaria de ver em um duelo tão esperado como este é que fosse recheado de gols e belos lances.
Aguardemos, pois, o desenlace dos fatos para deixar a nossa BRONCA!
Boa análise. Abraços.
ResponderExcluirJá tá linkado, mais tarde passarei para comentar a respeito desse jogão. Apareça mais vezes lá também.
ResponderExcluirAbraço amigo.