Portugal deixa Espanha jogar e acaba perdendo. Apesar do golo Villa ter sido em fora-de-jogo, ninguem pode reclamar disso, porque Portugal em nenhum momento foi superior. Resultado final: Espanha 1 x 0 Portugal.

Portugal veio para esse jogo com o mesmo sistema táctico que jogou contra Brasil. A diferença é que o Brasil não jogou com Kaká nem Robinho e não necessitava da vitoria, por isso foi um jogo tão sonolento e aborrecido. Dessa vez os lusitanos jogavam contra uma Espanha que queria demonstrar o porque é a actual campeã da Europa, porém foi Xavi que empurrou a equipa inteira, somando a uma genialidade ou outra do "Guaje" David Villa, autor do único golo do partido.

Acho impressionante como Portugal não aproveitava os espaços deixados pelos espanhóis. Sergio Ramos por vezes era mais um extremo, e em poucas recuperações de bola dos portugueses, foi possivel dar destaque á Fabio Coentrão e suas subidas desesperadas que nunca davam em nada. Mas sim, é preciso salientar pelo menos a força de vontade em levantar a equipa.
Não entendo também como queriam vencer a Espanha com a linha defensiva tão baixa. Notou como a coisa mudou um pouco quando começaram a pressionar mais em cima, a pena foi que isso provocou ainda mais espaço para os espanhóis.

Eduardo foi o destaque do partido, um grande guarda-redes que salvou a equipa de Portugal de sofrer quem sabe até uma goleada, as defesas do goleiro do Braga foram cruciais. Foi uma pena ver os contra-ataques portugueses tão mal estruturados. Assim que recuperavam a bola, perdiam novamente. Eduardo que defendia quase todos os remates dos espanhóis, mas quando tinha que repor o jogo, enviava a bola para o ataque, de volta para que Casillas recomece o jogo espanhol. Facto que alias Pepe reclamou mais de uma vez á Eduardo. Normal! Se ja não têm a posse de bola, a solução não é pontapés para o quinto dos infernos!

Cristiano Ronaldo esteve desaparecido e só deu sinal de vida quando tinha algum lance de bola parada. Ainda há quem reclame de Carlos Queiroz nessa altura do campeonato. Está claro que Portugal não chegaria longe nesse Mundial, mas ok, o facto de não sofrer nenhum golo na fase de grupos e ter dado 7-0 na Coreia do Norte, encheu de ilusão a toda uma nação.
Mas as pessoas deveriam parar de olhar somente para o resultado e analisar, nem que seja só um "pouquinho" os jogos em seu todo.
Contra a Costa do Marfim, Portugal não demonstrou pegada. Contra o Brasil, que deveriam buscar o golo para ficarem em 1º no grupo,esperaram um hipotético ataque de um Brasil a meio gás. Contra Coréia do Norte, deram um espectáculo, mas... na 2ª parte. Onde os norte-coreanos resolveram ser homens uma vez na vida e decidiram atacar. O único problema é que a equipe asiática não está acostumada a atacar e defender ao mesmo tempo, e claro o resultado foi catastrófico. Espaços na retaguarda, aproveitados por jogadores de maior qualidade que Portugal tem.
Querem chegar assim nos oitavos-de-final e ganhar á Espanha? Até Chile deu mais luta á Espanha que Portugal, que aliás, tem grandes jogadores, falta alguém no banco que entenda de futebol.

Não falo muito de Espanha porque não é necessário. Jogaram como foi permitido jogar, e como diz o ditado "agua mole pedra dura, tanto bate até que fura" e Villa furou.
