segunda-feira, 7 de junho de 2010

Africanos em África do Sul 2010: Africa do Sul, Gana e Nigéria [Em Português]


Termino aqui a serie de textos falando sobre os paises africanos presentes no Mundial 2010. Termino com 3 de uma vez só. A selecção Nigeriana. Os vice-campeões africanos Gana e anfitriã, Africa do Sul.


Nigéria
RANKING FIFA: 20º
TITULOS: 2 COPAS de AFRICA
Participações em um Mundial: 1994,1998,2002
Mundial 2010 - Grupo B: Argentina, Coreia do Sul, Grecia e Nigéria.





Depois de uma decepcionante Copa de 2002, o país começou sua reformulação, o que custou campanhas sem brilho nas últimas Copas Africanas de Nações (ficou em terceiro neste ano) e a ausência do Mundial de 2006, depois de três classificações consecutivas. E por pouco a Nigéria não ficou fora também de 2010.
Embora tenha sido a única a passar invicta pelas eliminatórias do continente, empatou metade dos jogos na fase final e só se garantiu na África do Sul com um gol aos 36 minutos do segundo tempo.

O herói da classificação foi Oba Oba Martins, artilheiro do time nas eliminatórias, com 10 gols, que saiu do banco para marcar dois contra o Quênia na última rodada. Com passagens por Internazionale e Newcastle, hoje no Wolfsburg, da Alemanha, ele é um dos nomes em quem os nigerianos mais depositam suas fichas.
Como sabem, o craque Obi Mikel (Chelsea) ficou lesionado nas vesperas, sendo ja subtituido pelo jogador do Socheaux Brown Ideye.

Todavia, a Nigeria tem muitos jogadores bastante talentosos que podem marcar a diferença: Obafemi Martins (Wolfsburgo) Utaka e Kanu (Portsmouth), Yobo e Yakubu (Everton), Kalu Uche (Almeria), Etuhu (Fullham)...
O treinador é o sueco Lars Laberback.

É uma das seleções mais tradicionais da África, a Nigéria não conquista um título há 15 anos: Copa Africana das Nações, em 1994. Pode até passar de grupo, mas não vejo chegando muito mais longe que isso.

Gana
RANKING FIFA: 32º
TITULOS: 4 COPAS DE ÁFRICA
Presença em Mundiais: 2006
Mundial 2010 - Grupo D: Alemanha, Austrália, Gana e Servia.





'Só há três países que podem se orgulhar de ter títulos mundiais sub-17 e sub-20 no currículo. Um é o Brasil. Outro é a ex-União Soviética. E o terceiro é Gana, que levou a última edição do sub-20 e que já tem dois campeonatos sub-17. À primeira vista, pode-se atribuir o sucesso graças apenas aos jogadores com idade adulterada (mas olhemos para o nosso próprio umbigo e lembremos também dos casos brasileiros). Fato é que há muitos anos Gana desenvolve um trabalho que começa lá no chão de terra, com crianças de todo o país, e que hoje resulta em uma selecção principal de respeito, que chega forte como nunca a uma Copa do Mundo.

Consciente da dificuldade dos clubes de Gana para revelar jogadores, a federação espalhou escolinhas de futebol por todo o país. De lá, tira os meninos mais talentosos, que seguem com os professores e depois vão para os clubes locais. O trabalho continua com a formação de seleções praticamente permanentes nas categorias de base. Essien e Muntari, por exemplo, jogam juntos desde o Mundial Sub-20 de 2001. A mesma base que eliminou o Brasil do Mundial Sub-17 de 2007 também foi a que conquistou o Sub-20 deste ano, sobre o Brasil. Gana foi campeã e teve o artilheiro e Bola de Ouro Dominic Adiyiah. Destacaram-se também o goleiro Agyei, o lateral Inkoom, os meias Agyemang-Badu e Ayew e o atacante Osei. E, adivinhe, todos já foram incorporados à seleção principal.'

Apesar de que Essien não poderá jogar, o Gana tem outros bons jogadores como: Appiah (Bologna) , Asamoa (Udinese), Muntari (Inter de Milão), Kevin Boateng (Portsmouth)...

Uma ultima curiosidade. Kevin Boateng foi o individuo que lesionou o capitão da selecção de Alemanha, tornando assim o Ganês, principal inimigo publico! Será interessante ver o tratamento so jogadores de Alemanha nele.

Gana é uma incognita, tem um grupo dificil, serão todos jogos emocionantes, veremos o que vai acontecer.

África do Sul

RANKING FIFA: 90º TITULOS: 1 COPA ÁFRICA
Presenças em Mundiais: 1998, 2002
Mundial 2010 - Grupo A: África do Sul, França, México e Uruguay.




Deixei por ultimo porque depois da Costa do Marfim ou Camarões, é sem duvida a selecção Africana que eu mais gosto. Sim, é a pior selecção do Mundial, pelo menos no Ranking da Fifa, pior até que a Coreia do Norte. Grande parte dos jogadores, jogam no campeonato nacional de Africa do Sul. Apenas 7 jogadores, dos 23 convocados, jogam na Europa. Um deles a estrela local e jogador do Everton de Inglaterra, Steve Piennar.
Benni McCarthy ficou de fora no ultimo momento, pensava que ela a estrela maxima e vacilou, bem feito.
Gosto muito do jogador Katlego Mphela (Sundowns), Parker e destaque também para o solido defesa Booth.

Uma mensagem repetida pelo treinador Carlos Alberto Parreira a cada entrevista se espalha pela África do Sul como lema dos Bafana Bafana para a Copa do Mundo. Ele não cansa de dizer a seus atletas: “Make us proud”. É uma mensagem que o próprio povo passou para ele. Significa “nos deixem orgulhosos”.

Parreira ficou tocado com o que ouviu das pessoas nas ruas. Acostumado a conviver com a exigência por resultados, ele se sensibilizou com outro tipo de pedido, valorizando a postura dos atletas em campo, não o placar do jogo.

África do Sul não passará despercebida, as infernais Vuvuzelas farão sem duvida muito barulho e os Bafana Bafana farão o seu papel em campo. Já estão inclusive demonstrando que podem fazer frente a qualquer equipe, venceram no ultimo amistoso á Dinamarca por 1x0.

Acredito sim na África do Sul, França está muito fraca e aposto que será a tragedia do Mundial, Uruguay foi para o Mundial em um playoff suado contra a Costa Rica e o Mexico também é outra incognita. Por isso, África do Sul pelo menos passará para as oitavas de final, todos os jogos dos sul africanos será emocionante, um pais inteiro, barulhento e apaixonado estará com os Bafana Bafana.

Dê sua opinião, não só dessas 3 selecções, mas de todas que eu mencionei aqui no "Africanos na Africa do Sul" como Costa do Marfim, Árgelia ou Camarões.

Guilherme Cunha

7 comentários:

  1. A selecção do Gana e da Nigéria têm ambas uma boa equipa.Pena este Mundial não contar com Michael Essien na selecção ganesa,é um grande jogador e ele como outros grandes jogadores deviam estar presentes na maior competição do Mundo em futebol.

    ResponderExcluir
  2. Gana sai muito prejudicada com a ausência de Esssien, ponto forte da equipe, mas conta com outros bons jogadores. A Nigéria está na minha opinião um patamar abaixo, mas não deixa de ser uma boa seleção, e poderá surpreender.

    Obrigado pelo comentário no meu blog, Guilherme, começo a seguir o teu também e botarei nos meus blogs favoritos.

    Abraços.

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cara, apesar do vigésimo lugar de GANA eu curto pra caramba essa seleção... Não me pergunte o porque, eu sempre anseio MUITO ao ver jogos da seleção de Gana.
    Curtiu a nova layout? Eu sigo fazendo experiências... Uma hora ela fica legal (leve e com visual agradável). Ainda não ta como eu espero, mas ando meio sem tempo pra arrumar...
    Tenho um canal no youtube sim, mas foi a primeira vez que fiz um video pro BLOG, muita preguiça de escrever, principalmente depois das últimas notícias do colorado, prefiro nem comentar (Adílson B. no Inter? Felipão?) Enfim...

    Saudações coloradas!
    :*

    ResponderExcluir
  4. A África do Sul se passar da fase de grupos já fez muita coisa. Gana pode surpreender e a Nigéria pode chegar nas quartas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Esta será sem duvida um tira teimas para as equipas Africanas que a jogarem no seu habitat natural, terão a sua grande oportunidade para brilharem a grande nivel.....
    Só espero não irem atrapalhar a evolução de Portugal neste Mundial....e temos à porta a Costa do Marfim....

    Mattos.....paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Guri, tu é uma viagem! hahahaha... Tava vendo teu vlog! Quando tiver um tempo te deixo uma mensagem lá ;)

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente! Haga un bloguero feliz, comenta!